sábado, 17 de julho de 2010

O Educador e suas múltiplas funções


Este tem sido o grande desafio do educador, não só transmitir conhecimentos, mas também desempenhar múltiplas funções na sala de aula.
A transmissão do conhecimento não tem sido tarefa fácil do professor, que tem encontrado inúmeros obstáculos na sala de aula. A falta de interesse de muitos alunos motivados sempre por problemas extra sala de aula, tem sido um dos principais fatores que dificultam a transmissão do conhecimento e o aprendizado.
Temos observado que se tem relacionado muito o mau desempenho do aluno a falta de preparo do professor. Mas será que esse é o principal e único problema da educação? Com certeza que não.
Hoje com as famílias em crise conjugal, econômica, social, tem afetado muito os filhos tanto na educação quanto em outras áreas. Tem pais que acham que é só colocar o filho no mundo e pronto. Muitos não assumem as suas funções de pai, de mãe, e não estão nem aí para a educação dos filhos. Neste caso acabam transferindo suas atribuições para a escola, desembocando na sala aula e o professor é que tem de desempenhar suas múltiplas funções na de aula: ser educador, psicólogo, pai, mãe, assistente social, advogado, juiz de paz, entre outras funções. Aí vêm os críticos, que normalmente vivem longe do contexto da sala de aula, dizerem que o problema da educação é o despreparo do professor. Bom seria se esses críticos antes de proporem mudanças para a educação, penalizando sempre o professor, passassem pelo menos uns 30 dias na sala de aula enfrentando os problemas que o aguerrido professor enfrenta todos os dias. Aí sim, eles teriam condições de proporem mudanças efetivas para educação de forma mais justa e contextualizada.
A educação avançou bastante no que diz respeito a investimentos para construção de novas escolas com modernos laboratórios de informática, e outras melhorias na infraestrutora da escola. Mas as instituições de ensino precisam dar ao educador o destaque e a importância que ele merece.
É preciso investir no professor na mesma proporção que se investe na estrutura física da escola. Remunerá-lo melhor, dando a ele uma condição mais digna perante aos seus alunos, familiares e a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITANTES

Contador de visitas e acessos gratis