FAÇAMOS A NOSSA PARTE
Muitas das vezes deixamos de fazer algo por achar que o que vamos fazer não vai contribuir em nada para a sociedade. Mas esse pouco que deixamos de fazer somado ao de outras pessoas que se omitiram da sua parte, pode significar muito no contexto da vida social.
A maioria de nós conhece a história do beija flor que ao ver a floresta pegando fogo, passou a carregar água com o bico para apagar o fogo. Logo alguém que viu a ação do beija flor perguntou o que estava pretendendo com aquela ação. O beija flor respondeu: estou tentando apagar o fogo da floresta. Logo este replicou, você não vê que carregando água no bico não vai conseguir apagar esse grande incêndio. Respondeu o beija flor: se vou apagar eu não sei, mas estou fazendo a minha parte.
Às vezes deixamos de praticar gestos simples porque achamos que os nossos gestos não contribuirão em nada no comportamento da sociedade. É um grande engano. O meu gesto, somado ao seu e ao de milhares e milhões farão muita diferença na sociedade onde vivemos.
Tudo aquilo que falamos e praticamos partiu de alguém da sociedade, sendo praticado por outro, por outro e assim se tomaram falas e praticas sociais.
Alguém retribui a um sorriso porque alguém sorriu primeiro. Se praticamos gestos de elegância e deselegância é porque alguém um dia os praticou.
Pois é tudo começa assim. Não vamos nos furtar de contribuir com as nossas boas ações individuais que somadas a outras farão uma sociedade mais humana, justa e igualitária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário