PRUDÊNCIA
Fofocas: procure não fazer fofoca da vida alheia. Você que ouve o fofoqueiro é bom saber que poderá ser vítima dele também. Quando alguém faz uma fofoca, falando da vida de outra pessoa, está na verdade extravasando seus próprios sentimentos de inveja, angustia, anseios, frustrações...
Chatice: Existem pessoas que sabem ser chatos. Falam de si o tempo todo, tecendo elogios sobre si mesmo, esquecendo-se que os nossos predicativos e boas ações devem ser vistas e comentadas por terceiros. Aquilo que somos será visto na prática pelo nosso interlocutor.
Preconceito: O preconceito é algo que estremece qualquer relacionamento. Ouço sempre alguém dizer: aquele negro... aquele gordo... esse moleque é feio... Todos temos as nossas imperfeições por mais perfeitos que pensamos ser. Demonstrar preconceito é mau gosto e falta de inteligência.
Ódio: Este sentimento está impregnado em nosso meio. O ódio é vivido entre as pessoas que deveriam ser muito queridas. Ele tem reinado entre laços que deveriam ser fraternos, O ódio tira de nós o equilíbrio e estimula a violência. Se no seio da família o ódio tem imperado, imagine dentro da sociedade. Derrube a plantação do ódio e faça o reflorestamento do amor.
Confidências: Cuidado com as confidencias. Nem todos estão preparados para ouvir um desabafo confidente e guardar segredo do que ouviu.
Antes de você fazer sua confidencia para alguém, certifique-se de que este alguém merece mesmo a sua confiança. É muito bom ter um ombro amigo para desabafar os nossos problemas íntimos, mas o faça com prudência.
Pessimismo: Ficar se lamentando o tempo todo dos problemas e dificuldades sem tomar alguma iniciativa para reverte-las, é algo que só agrava a situação e vai criando na nossa mente um pensamento generalizado de pessimismo. Terrível quando a gente encontra pessoas que só sabem falar de coisas ruins que acontecem em suas vidas. Vamos contagiar o pessimista com o otimismo e não se deixar contagiar por ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário